Na disciplina de Português, os alunos das turmas C e D do 5º ano da Escola José Régio, com a professora Rosário Narciso, foram convidados a criar um Eco-Código para levar ao Conselho Eco-Escolas para aprovação, tornando-se no código de conduta de toda a comunidade escolar no próximo ano letivo. Primeiro, a professora explicou a atividade e depois, possibilitou aos alunos a consulta de vários Eco-Códigos de anos anteriores, para que os alunos compreendessem melhor a tarefa que lhes estava a ser proposta.
Os alunos procederam de acordo com as instruções e começaram por redigir individualmente, frases significativas sobre a conduta a ter nesta Eco-Escola. Numa segunda fase, apresentaram as frases às turmas e decidiu-se quais seriam aquelas que deveriam constar do Eco-Código.
Depois de ter as frases, numa aula de Viver na Escola, do 5º C, fez-se uma “brainstorming” sobre a década da ONU para a regeneração das espécies e os alunos desenharam a sua proposta de suporte visual para as frases redigidas e selecionadas.
Numa última frase, na aplicação CANVA, os alunos criaram um poster com as imagens e as frases redigidas.
Finalizado o Eco-Código, este foi apresentado pelos alunos na reunião do Conselho Eco-Escolas e depois de aprovado, vai agora ser traduzido nas várias línguas lecionadas no Agrupamento e afixado pela escola no início do próximo ano letivo.
Foi um trabalho muito participado pelos alunos.
Kommentare