A Escola Básica José Régio comemorou, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o seu Dia
Eco-Escolas.
A cerimónia, que decorreu neste estabelecimento de ensino, contou com a presença da equipa
Eco-Escolas, composta pelas docentes Ana Rute Sanguinho (Diretora), Rosário Narciso (Coordenadora), Ana Santos e Catarina Matos. Contou também com representantes dos alunos de todas as turmas da Escola, dos Assistentes Operacionais e do Centro de Apoio à Aprendizagem; com o Senhor vereador da Educação, António Casanova, e com parceiros das Águas do Vale do Tejo, EPAL, Junta de Freguesia da Sé e São Lourenço, AreanaTejo, CerciPortalegre e Projeto Guardiões. Estiveram ainda presentes outros docentes e alunos que não quiseram faltar à cerimónia, neste dia tão querido para todos.
A Diretora Rute Sanguinho que abraça este projeto de forma muito carinhosa desde o início,
salientou que são Eco-Escola desde 2017, que esta é a quarta vez que a Bandeira Verde é hasteada naquele estabelecimento de ensino e que trabalham, neste momento, afincadamente, com o objetivo de chegarem a Eco-Agrupamento.
A Coordenadora, Rosário Narciso, referiu que a cerimónia do Dia Eco-Escolas se realizou nesta
data, porque, “num ano em que a chuva nos tem visitado tão pouco e num momento em que as alterações climáticas são cada vez mais evidentes, urge alertar para a premente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.” Salientou ainda que a atribuição da bandeira verde pela Associação Bandeira Azul da Europa marca o reconhecimento das atividades desenvolvidas, ao longo do ano letivo, em benefício do ambiente e sustentabilidade e aplaude o orgulho e a alegria que todos sentem por ser uma Eco-Escola.
Já com os olhos postos no futuro, Rosário Narciso, salientou que para que no próximo ano possam voltar a hastear a Bandeira Verde, é muito importante que toda a comunidade
escolar continue a empenhar-se da forma como o tem feito até agora.
Esta cerimónia contou com diversos momentos de animação como a declamação de poemas
por alunos da turma D do 5º ano e D e E do 6º ano, a leitura de uma história redigida pelos alunos do 4º ano do 1º ciclo da Escola dos Assentos, que foi publicada no livro “Sem água a vida é uma seca” e diversos momentos musicais executados pelo grupo de alunos dos 9º B - “Euterpe Five”.
A bandeira foi hasteada no largo de entrada da Escola pela Diretora Ana Rute
Sanguinho e pela Coordenadora Rosário Narciso, enquanto se ouvia o hino do
Agrupamento, interpretado pelos Euterpe Five, depois de terem passado por uma
instalação artística e por uma exposição de trabalhos sobre a água, preparadas
pelos alunos das turmas C e D do 5º ano.
Para
finalizar, ficou o alerta: “Não se esqueçam: Cuidem da Terra, hoje e no futuro.”
Comments